sexta-feira, 26 de agosto de 2011

III Bimestre (01. Atividade Complementar - 2º ano - Data 24.08.11)

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LOBO
PROFESSORA: MÁRCIA SOUZA

01. ATIVIDADE COMPLEMENTAR


01. (PUC/RS -2007)

I - A Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798) foram movimentos sociais antilusitanos que enfrentaram o monopólio comercial metropolitano com grande participação popular e caráter revolucionário republicano.
II - A vinda da Família Real Portuguesa permitiu a elevação do Brasil a Reino Unido e propiciou a criação de instituições administrativas, econômicas e culturais que seriam fundamentais para o futuro Estado independente.
III - A Abertura dos Portos às Nações Amigas (1810) e a política alfandegária que a acompanhou permitiram o desenvolvimento de manufaturas e a posterior independência econômica do Brasil.
IV - A emancipação política caracterizou-se por uma interiorização da Metrópole, já que o imperador também era o possível herdeiro do trono português, e o círculo de poder mais próximo a ele era igualmente composto por portugueses.

As afirmativas corretas são, apenas:

a) I e II         b)I e III       c) II e III         d) II e IV   e) III e IV

2) (Enem 2006)
No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena, ele afirmou:
"Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (...). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente tem feito fracassarem todas as tentivas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz."

a) apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e fauna do país.
b)discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos indíos.
c) defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
d) procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América.
e) desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedade indígenas e reforçava a missão "civilizadora europeia", típica do século XIX.

3) Quantas Independências?
Alguns historiadores interpratam a Revolução Pernambucana de 1817 como um dos marcos principais do processo de independência do Brasil. Outros, porém, afirmam que esse movimento não teve relação com a conquista da autonomia brasileira, pois seu projeto era republicano e visava a separação de algumas províncias do atual Nodeste do Brasil.

a) No que se refere à Independência do Brasil, identifique as duas interpretações sobre o movimento pernambucano de 1817.

b) Tome posição nesse debate, expressando e justificando a sua opinião.

4) Faça uma análise crítica da imagem abaixo relacionado com o tema: A chegada da Coroa Portuguesa ao Brasil.




7 comentários:

  1. Aneim, eu vou copiar os exercícios eles ficam roza da cor do fundo !!!
    aff

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. anén vo te ki copia os exercicios tbm num deu pra copia no word ele fica rosa aff

    ResponderExcluir
  4. kkkk
    num sabe mexe em um world da isso.
    povim da roça

    ResponderExcluir
  5. po professora passa umas tarefas mais facil pq se naum nda pra fazer so pra segunda tem uams 5 tarefas da senhora pra fazer e apresentar ainda por issu fico de recuperaçao n do conta de apresentar ......

    ResponderExcluir