segunda-feira, 29 de agosto de 2011

III Bimestre - 01 Atividade Complementar (3º Ano)

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LOBO
PROFESSORA: MÁRCIA SOUZA

ATIVIDADE COMPLEMENTAR


1) (Mack -2003)
"Os Estados Unidos viviam seus dias de glória. A dança agitava os salões, principalmente aquelas que tivessem características menos convencionais como a valsa, que predominou no século XIX. Houve uma verdadeira busca de ritmos e sons diferentes, emocionantes, como os africanos e latino-americanos.
(...) o jazz e o blues conseguiram espaços e se espalharam por todo mundo.
(Hobsbawn.Eric J.História Social do Jazz)

Indique a alternativa que não corresponde ao período caracterizado no fragmento do texto acima:

a) O clima de otimismo econômico do período pós-guerra dissiminou os conflitos envolvendo negros e imigrantes, assim como intolerância social, o crime organizado e a corrupção política.
b) Possuindo aproximadamente a metade de todo o ouro que circulava nos mercados financeiros do mundo, os EUA saíram da Primeira Guerra como grandes credores da Europa.
c) O pós-guerra, período conhecido como "anos felizes", foi uma fase de enorme euforia e prosperidade para os EUA, que durou até a crise econômica de 1929.
d) A prosperidade econômica dos EUA, na década de 1920, não era partilhada por todos os norte-americanos; havia grande concentração de renda e cerca de 50% da população vivia abaixo da linha de pobreza.
e) Nessa época, as leis de segregação racial, que proibiam os negros de frequentar as mesmas escolas e bares que os brancos, a até entrar em ônibus e banheiros públicos exclusivos dos brancos,  foram abolidas na região sul dos Estados Unidos.
2. Identifique algumas das medidas implementadas na política do New Deal.

3. UDESC 2008)
Para otimizar a produção fabril no século XIX, duas teorias se destacaram: o taylorismo (Winslow Taylor – 1856-1915) e o fordismo (Henry Ford – 1863-1947). Leia e analise as afirmativas sobre os desdobramentos concretos dessas teorias.

I – O taylorismo propunha uma série de normas para elevar a produtividade, por meio da maximização da eficiência da mão-de obra, aprimorando a racionalização do trabalho e pagando prêmios pela produtividade.
II – O fordismo impunha uma série de normas para aumentar a eficiência econômica de uma empresa. Entre elas, exigia que a produção fosse especializada e verticalizada.
III – Produção especializada significa produzir um só produto em massa, ou em série, apoiando-se no trabalho especializado e em uma tecnologia que aumente a produtividade por operário.
IV – O taylorismo foi muito benéfico à organização dos trabalhadores europeus que, por isso, criaram vários sindicatos e várias leis de proteção ao trabalhador.
V – Tanto o taylorismo como o fordismo só chegaram ao Brasil em 1980.
Assinale a alternativa correta.

a)       Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
b)       Somente a afirmativa I e V são verdadeiras
c)       Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras
d)       Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras
e)       Todas as alternativas são verdadeiras.

4. Faça uma análise crítica da imagem no que se refere a situação dos trabalhadores durante a Crise de 1929 nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário